terça-feira, 30 de junho de 2009

Como fazer: 2ª parte
Decorando o Vidro
10. Pinte as folhas e batidinhos de flores com as cores verde ingles, verde folha e amarelo cadmio.
11. Faça os cabinhos e os arabestos em volta com a tinta acrílica marrom.
11a. Aproveite e pinte em volta de todo o medalhão.
12. Depois faça outros arabestos com a tinta dourada solar.
13. Finalmente, passe o verniz vitral a uma distancia de +- 30cm.
Decorando a tampa
14. No centro da tampa, pinte círculos com cores alternadas. Comece com o verde.
15. Depois, pinte círculos com verde folha.
16. Depois, pinte círculos com amarelo bebe.
17. Com a ponta da agulha, puxe as tintas, fazendo uma cruz, de dentro para fora...
18. Depois, puxe de fora para dentro, para formar o desenho da tampa.
19. Faça um acabamento em volta da tampa com tinta dimensional verde.
Vidro acabado.
• Pote grande de vidro• Tinta Mosaico nas cores verde, verde folha e amarelo bebe.• Tinta Metal Color na cor dourado solar
• Tinta Acrílica nas cores verde ingles, verde oliva e amarelo cadmio.
• Cola Multicolage para Decoupage
• Adesivos para artesanato com motivos de flor, papoula etc
• Verniz vitral fosco
• Papel adesivo
• Pincéis nº 14, 18 e trincha
• Tesoura artesanal, fita crepe, alfinete ou agulha
Como fazer: 1ª parte
Decorando o Vidro
1. Recorte o papel adesivo em tiras de 3cm.
2. Corte as laterais com a tesoura artesanal.
3. Cole no vidro, cruzando desta forma.
4. Depois, corte um medalhão e cole no centro do vidro, fazendo uma máscara com as tiras adesivas.
5. Passe o verniz fosco em todas as partes vazadas.
6. Retire as tiras adesivas, após a secagem total do verniz.
7. Passe um pouco de álcool para tirar possíveis sujeiras e colas.
8. Retire o papel protetor da figura do adesivo.
9. Cole a figura na parte vazada do medalhão e pressione com palito de sorvete. Em seguida puxe a película protetora com cuidado.
10. Pinte as folhas e batidinhos de flores com as cores verde ingles, verde folha e amarelo cadmio.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Escolas de samba mirins desfilam no Rio

Na sexta-feira de carnaval, o sambódromo do Rio de Janeiro é interditado para os adultos. Das 17h até a meia-noite, cerca de 40 mil crianças e adolescentes fazem um desfile com toda a pompa e circunstância das escolas de gente grande.

Abertas ao público, as arquibancadas do sambódromo lotam para ver os pequenos sambistas.

Dezesseis agremiações carnavalescas mirins passam pela Marquês de Sapucaí, todas compostas por garotos e garotas com idades que variam de cinco a 17 anos.

– Desfilar no Sambódromo é um aprendizado que marca a vida de qualquer um. Essas crianças nunca vão esquecer isso – afirma Edson Marinho, presidente da Associação de Escolas de Samba Mirins do Rio de Janeiro (AESM-Rio), que organiza a festa.

No desfiles das escolas de samba mirins, crianças e adolescentes são responsáveis por quase tudo. Até o samba-enredo é composto por eles.

Como nas escolas “grandes”, os sambas são escolhidos em disputas nas quadras das escolas, quando os jovens compositores apresentam seus trabalhos e a comunidade da escola elege o vencedor.

Embora na forma se pareça bastante com os desfiles oficiais, muitas escolas de samba tentam preservar o desfile mirim como um espaço infanto-juvenil.

- Nunca gostei de crianças vestidas de adulto. As fantasias e adereços da nossa escola são de crianças. Precisamos lembrar que aqui as crianças são as protagonistas e o espetáculo também é assistido principalmente por crianças – argumenta Ricardo Dias, presidente da Estrelinha da Mocidade.

Além de realizarem um espetáculo à parte no carnaval carioca, os desfiles mirins são vistos como espaços de formação para os sambistas do futuro e locais de descoberta de talentos.

- Tem toda uma geração de sambistas que passaram pelas escolas de samba mirins. O Zé Paulo, intérprete da Caprichosos de Pilares; o Tinga, intérprete da Vila Isabel; as porta-bandeiras Marcela Alves, da Mocidade, e Lucinha Nobre, da Unidos da Tijuca; o sambista Dudu Nobre. Todos passaram pelas escolas de samba mirins – comenta o presidente da AESM-Rio.

Ricardo Dias, da Estrelinha da Mocidade, vai ainda mais fundo e diz que a realização dos desfiles mirins “é uma forma de preservar a cultura do samba”.

- O desfile do Grupo Especial virou um negócio. No desfile mirim isso ainda não chegou. Essa é uma iniciativa para preservar futuro do samba – afirma.

Há, inclusive, todo um esforço de dar visibilidade aos sambistas e passistas formados nas escolas, logo que é proibida a participação deles após completarem 18 anos.

Para divulgar o trabalho dos garotos, os samba-enredos das escolas mirins são compilados anualmente em CD e vendidos nas quadras das escolas e no site da AESM-Rio.

Por assumirem a responsabilidade de menores, há todo um sistema de regras para garantir a segurança dos participantes, feito em conjunto com o juizado de menores.

Só desfilam crianças entre 5 e 17 anos, matriculadas na rede de ensino, que tenham autorização dos pais e estejam devidamente identificadas. Além disso, é exigida a presença de um adulto para cada grupo de 10 crianças.

Há também toda uma série de normas para o relacionamento das crianças e carros alegóricos e outros elementos do desfile.

A AESM- Rio tem ainda requisitos mínimos para cada escola participar do desfile, como: levar no mínimo mil componentes; ter duas alegorias, 30 baianas, 100 ritmistas, 30 passistas e cumprir quesitos como mestre-sala e porta-bandeira e comissão de frente.

Este ano, o desfile das escolas de samba mirins é transmitido ao vivo pela internet (link no site da AESM-Rio). Para 2010, o plano é mais ousado: o presdidente da Associação de Escolas de Samba Mirins me garantiu que está em negociação a transmissão via TV aberta.

Origem

A primeira escola de samba mirim foi a Império do Futuro, associada ao Império Serrano e fundada em cinco de agosto de 1983. Desfilou pela primeira vez no carnaval do ano seguinte.

Em 1984, surgiu o Império das Princesas Negras, uma escola que não existe mais e deu origem à Infantes do Lins. Naquele ano, as crianças da comunidade Lins de Vasconcelos assumiram completamente a responsabilidade pela escola, produzindo as fantasias, adereços e tudo o mais necessário para o desfile, que aconteceu ainda em dezembro do mesmo ano.

O Império das Princesas Negras inspira, até hoje, o desfile das escolas mirins, permeado pela de protagonismo infanto-juvenil.

A partir de então, surgiram várias escolas, muitas tendo por trás escolas-mães. Mangueira do Amanhã (Mangueira), Filhos da Águia (Portela) e a Herdeiros da Vila (Vila Isabel) são alguns exemplos.

Também surgiram escolas mirins que não possuem escola-mãe, como a Corações Unidos do Ciep e a Mel do Futuro.

Em meados da década de 80 desfilavam na avenida Rio Branco. A partir de 89, passaram para o Sambódromo do Rio e, desde 2000, os defiles ocorrem na sexta-feira de carnaval.

As escolas de samba mirins são consideradas por muitos um trabalho social, porque lá também oferecem uma série de cursos e outros tipos de assistência às crianças e à comunidade.

– O desfile é a coroação do trabalho social que fazemos durante o ano inteiro – afirma Ricardo Dias, da Mocidade.

(Fotos: Arleson Rezende e Diego Mendes)

sexta-feira, 27 de março de 2009

HISTORIA DE SAPÉ

História do Município de Sapé

O município de Sapé está situado numa planície. Nos tempos pré-coloniais o local era habitado por índios potiguares. No início do século XVII, ali chegaram os primeiros civilizados com a intensão de devastar as exuberantes matas existentes e que cobriam toda a região.

A partir de então surgiram os primeiros engenhos entre eles destacaram-se o Engenho Lagoa Cercada e o Engenho Buraco, depois Engenho Conceição, onde hoje está situada a sede do município. O topônimo Sapé provém do Tupi “Sape”, que quer dizer “o que ALUMIA”, “o que dá CLARIDADE”. Com esse termo, os índios Potiguares designavam um tipo de capim muito abundante na região, que sob o sol, refletia intensa luz verde e clareava aqueles campos primitivos.

Hoje em Sapé pouco ainda resta desta vegetação. O avanço dos trilhos das Estradas de Ferro Great-Westem rumo ao Rio Grande do Norte, resultou, em 1882 na inauguração da Estação Ferroviária na localidade (Onde hoje não existe mais a Estação Ferroviária).
Após esse empreendimento, surgiram outras construções provocando a formação do povoado com habitantes que procediam de localidades vizinhas, como Pedras de Fogo, Guarabira, Mamanguape e Pilar, além dos imigrantes de Pernambuco.


Em 7 de 4 março de 1896, com lei nº. 40, foi criado o município de Espírito Santo, com seu desmembramento da cidade de Mamanguape. Os povoados de Cruz do Espírito Santo e Vila de Pedras de Fogo foram transferidos para o novo município. Na divisão administrativa de 1911, Espírito Santo (sede), Sapé, Sobrado e São Miguel de Taipu.


Em 1º de Dezembro de 1925, por determinação da lei nº. 627 do então Presidente do Estado da Paraíba, Doutor João Suassuna, foi criado o município de Sapé, elevado à categoria de Vila. Atualmente compreende o município de Sapé, apenas o distrito de Renascença, visto que, Sobrado e Riachão do Poço emanciparam-se em 1996.


Citam-se como principais fundadores de Sapé, o Português Manoel Antônio Fernandes, que exerceu por muito tempo os cargos de Delegado e Juiz da Paz, e Simplício Coelho que ergueu a primeira capela. Outra personalidade que também se destaca na fundação do município é Urbano Guedes Galdino.

sexta-feira, 6 de março de 2009

carnaval da saudade 2009


carnaval da saudade parabéns aos organizadores pelo belo evento.

carnaval da saudade 2009


carnaval da saudade, o resgate do verdadeiro carnaval, dos tempos em que todos só queriam se divertir.

carnaval da saudade 2009


carnaval da saudade muita gente bonita e um carnaval de resgate parabéns.

carnaval da saudade 2009


carnaval da saudade realizado no clube atletico sapeense pelo ECC, sapé, parabéns pelo evento

desfile carnavaleco 2009.


macaco selvagem, desfilando no desfile 2009 de sapé, competindo com o macaco canibal uma disputa cerrada, venceo o canibal, pela originalidade, a rivalidade continua, até o proximo desfile 2010.

desfile carnavaleco 2009.


macaco canibal, vice campeão do desfile de blocos 2009, uma atração a mais no desfile criatividade no carnaval sapeense, uma disputa cerrada com o macaco selvagem, também de sapé.

desfile carnavaleco 2009.


bloco: boi coração, se apresentando no desfile 2009 realizado em sapé pela ALICAS( ass. ligacarnavalesca sapeense)

desfile carnavaleco 2009.


charanga: urso alegria, desfilando no desfile 2009 realizado pela ALICAS, com apoio total da prefeitura municipal de sapé.

desfile carnavalesco sapeense 2009.


bloco, drinks folia de cabedelo enrriquecendo o desfile carnavalesco sapeense,2009 muita musica e muita alegria para os foliões sapeense, no palco com o prefeito JOÃO DA ULTILAR, após suaapreentação.

desfile carnavalesco 2009 sapé PB.


prefeito do municipio de sapé,dona INÁCIA, representante da tribo indigena pele vermelha de JOÃO PESSOA, vice campeã 2009, participando do desfile carnavalesco sapeense, realizado pela ALICAS ( asso. liga carnavalsca sapeense), com apoio total da prefeitura municipal de sapé.

reunião da alicas com presidentes de agremiações carnavalescas


presidentes de agremiações carnavalesca sapeense, reunião com a alicas

desfile carnavalesco sapeense 2009


recebimento da 1ª parcela do apoio para o desfile 2009, presidentes de agremiações assinando documento de recebimento.

desfile carnavalesco sapeense 2009.


pagamento da 1ª parcela do apoio para o desfile 2009, a secretaria de educação, o acessor do prefeito Manuel Ferreira eo presidente da alicas o senhor Marlindo Francelino, no gabinete do prefeito.

reunião da alicas com presidentes de agremiações carnavalescas




reunião com os presidentes de agremiações carnavalescas a respeito do patrocinio da prefeitura para a realização do desfile carnavalesco 2009,

quarta-feira, 4 de março de 2009

DESFILE CARNAVALESCO SAPEENSE 2009


burrinha biriteira segundo lugar no defile de charangas, pequenas agremiações que enriquecem o desfile sapeense.

LIESA, RIO DE JANEIRO 2009

SalgueiroCAMPEÃ DO CARNAVAL 2009
O Salgueiro é eleito a escola campeã do Carnaval 2009. Clique aqui e veja o mapa de notas.2ª colocada - Beija-Flor3ª colocada - Portela4ª colocada - Vila Isabel5ª colocada - Grande Rio6ª colocada - Mangueira7ª colocada - Imperatriz8ª colocada - Viradouro9ª colocada - Unidos da Tijuca 10ª colocada - Porto da Pedra11ª colocada - Mocidade12ª colocada - Império Serrano

A União da Ilha, campeã do Grupo de Acesso A, retorna ao Grupo Especial em 2010.
As seis primeiras colocadas retornam no sábado à Passarela do Samba para o desfile das escolas campeãs do Carnaval 2009.A Império Serrano foi rebaixada para o Grupo de Acesso A.

LIESA AO VIVO
A LIESA esteve AO VIVO no Sambódromo. Veja como foi a cobertura completa do Carnaval 2009.

Sábado das Campeãs: definidoshorários de desfiles e concentrações
Após reunião realizada na noite desta quinta-feira, 26/02, na sede da entidade, a LIESA anunciou os horários de apresentação e locais de concentração das seis agremiações que participarão do desfile do Sábado das Campeãs, no Sambódromo. Veja no quadro abaixo.
SÁBADO DAS CAMPEÃS - 28/02/2009
Concentração
Horário de Desfile
Ordem
Agremiação
Horário
Local
18:00 horas
Balança
21:00 horas
6ª colocada
G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira
19:00 horas
Correios
entre 22:05 e 22:22 horas
5ª colocada
G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio
20:00 horas
Balança
entre 23:10 e 23:44 horas
4ª colocada
G.R.E.S. Unidos de Vila Isabel
21:00 horas
Correios
entre 00:15 e 01:06 horas
3ª colocada
G.R.E.S. Portela
22:00 horas
Balança
entre 01:20 e 02:28 horas
2ª colocada
G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis
23:00 horas
Correios
entre 02:25 e 03:50 horas
Campeã
G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro

LIESA anuncia o nome de nova julgadora
A Liga Independente das Escolas de Samba anunciou, na noite desta quarta-feira, 18/02, o nome da nova julgadora de Alegorias e Adereços, que substituirá Henrique Pontual, que alegou problemas particulares e pediu para não participar. A indicada é a professora da Escolas de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Helenise Guimarães - que já atuou, há alguns anos, no corpo de julgadores dos desfiles do Grupo Especial.

Sorteio define composição dosquatro módulos de julgamento
A LIESA realizou, na noite de segunda-feira, 16 de fevereiro, o sorteio que definiu os módulos dos julgadores para os desfiles do Grupo Especial do Carnaval 2009. Na mesma ocasião, o presidente da entidade, Jorge Castanheira, comunicou que o julgador Henrique Pontual, do quesito Alegorias e Adereços solicitou sua dispensa, alegando motivos particulares. Seu substituto será divulgado nos próximos dias.

Prefeito vai à Passarela e desejabom desfile às Escolas de Samba
A pista de desfile do Sambódromo está praticamente pronta para o Carnaval. Portela e Imperatriz, no sábado, e Beija-Flor, no domingo, testaram os sistemas de som e de iluminação da Avenida. O público lotou as arquibancadas. Recebido pelo presidente da LIESA, Jorge Castanheira, o prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro, foram abraçar os sambistas e desejar que o Rio de Janeiro tenha muita paz nos dias de folia. Agora, só falta pintar o asfalto por onde as estrelas vão passar.


LIESA apresenta julgadores queatuarão nos desfiles do Especial
A Liga Independente das Escolas de Samba divulgou, na noite de quarta-feira, 14 de janeiro, a relação dos 40 julgadores que atuarão nos desfiles do Grupo Especial. Cinco deles são estreantes.

Substituição no quesito Alegorias
O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba. Jorge Castanheira, anunciou, na noite desta quarta-feira, 28 de janeiro, uma alteração no corpo de julgadores que atuará no Carnaval 2009. Por razões profissionais, Vitor Wanderley, de Alegorias e Adereços, não poderá estar presente nos desfiles do Grupo Especial, sendo substituído por Emil Ferreira.

Botequim da LIESA festeja o Dia Nacional do Samba

Animado pelo comunicador Jorge Perlingeiro, o Botequim da LIESA IV – instalado na praça central da Cidade do Samba, na Zona Portuária – inaugurou as comemorações do Dia Nacional do Samba. O presidente da LIESA, Jorge Castanheira, subiu ao palco para lembrar a luta de sambistas anônimos e abraçar os que emprestaram o seu talento para fazer a festa: Zeca Pagodinho, Monarco, Alcione, Arlindo Cruz, Mauro Diniz, Neguinho da Beija-Flor, Diogo Nogueira e o Grupo Revelação. A notícia mais alegre da noite foi a volta de Neguinho da Beija-Flor.

Beleza e alegria na Festa de Lançamento do CD 2009
Animadas por suas torcidas, as 12 Escolas do Grupo Especial subiram ao palco da Cidade do Samba representadas por seus intérpretes, rainhas de bateria e casais de mestres-salas e porta-bandeiras, apresentando os sambas-enredos que se espalham pelas comunidades e enchem de alegria a alma da cidade. O presidente da LIESA, Jorge Castanheira, abriu a festa mostrando a capa do CD 2009, que chega às lojas nos próximos dias.


Sucesso na estréia de “Forças da Natureza”

O público vibrou com a estréia de “Forças da Natureza”, o novo espetáculo da Cidade do Samba, na Zona Portuária, na noite de quinta-feira, 23 de outubro. O show acontecerá todas as quintas-feiras, a partir das 20 h. A temática é voltada à preservação do meio-ambiente. Moradores do Rio, apresentando comprovante de residência, pagam meia entrada, com direito a bufê. No encerramento, artistas e platéia participam de um desfile, como se estivessem na Sapucaí.

desfile carnavalesco sapeense 2009


o bloco tô maluco, apesar do esforço fora do comum pra se manter na ponta do desfile do blocos, ficou numa posição indesejada um 4º lugar, o tô maluco vinha de uma érie de titulos nos ultimos anos em 2009 a coisa mudou, a explicação para este acontecimento foi a questão de jurados, a alicas contu cm jurados de João pessoa que segundo eles julga por tradição e animação, o que o tô maluco deixou a desejar, disse s jurados

desfile carnavalesco sapeense 2009


escola os foliõe do samba, escola do grupo especial, não fez um bom desfile segundo seu presidente com as chuvas muitos foliões que fazem parte da escola não chegaram a tempo para desfile, além dos carros alegoricos que não chegaram a ficar pronto, mesmo assim o presidente o senhor titonho ficou satisfeito com s resultados e parabenizou os vencedores do desfile mais já prometendo revanche para o proximo carnaval.

desfile carnavalesco sapeense 2009


unidos das 4 bocas, vice campeã do desfile carnavalesco de sapé, foi a grande surpresa do carnaval sapeense, em 2008 a escola ficou em ultimo lugar chegando quase a ser suspensa pela alicas, em 2009 deo a volta por cima fazendo um grande desfile.

desfile carnavalesco sapeense 2009


águia dourada terceiro lugar, homenagiando o circo a escola do grupo especial, não conseguio fazer um bom desfile devido as chuvas, porém diretoria e componentes mostraram grande entusiasmo pelo desfile, e já pensam em 2010.

desfile carnavalesco sapeense 2009


comição de frente da escola de samba PRINCEA ISABEL, campeã do desfile 2009 em sapé, mostrando um exelente desfile, homenagiando o poeta do éculo AUGUSTO DOS ANJOS, parabéns princesa.

desfile carnavalesco 2009 sapé PB.


MARLINDO FRANCELINO, presidente da ALICAS, asso. liga carnavalesca sapeense que promoveu neste ultimo domingo 01/03/09 , o tradicional desfile das agremiações carnavalescas de sapé, na opinião do presidente da alicas ums dos melhores dos ultimos anos, egundo ele, o carnaval sapeense vinha esquecido a anos com o descaso por conta dos ultimos administradores as agremiaçõe se encontravam desmotivadas e sem recursos para voltar ao carnaval, 2008 o desfile só aconteceu por causa do comercio local e do na ocasião empresário JOÃO DA ULTILAR, hoje prefeito do municipio, com o desfile as agremiações se empolgaram e se prepararam para 2009, fizemos o que devia disse o presidente, passamos para as agrmiações segurança e esperanças no futuro e deo certo, MARLIND está a menos de dis anos a frente da alicas, mais já demostra um exelente trabalho dentro da mesma.

terça-feira, 3 de março de 2009

DESFILE CARNAVALESCO 2009)


agremiação carnavalesca ( URSO TIGRÃO) SAPÉ PB. formado por crianças e adolescentes, pelo simples prazer de fazer parte do desfile de cfarnaval, contou com o apoio do preidente da ALICAS, para participar do desfile, todos felizes e orgulhosos pela primeira participação em desfile, o presidente salientou da importancia de envolver esses jovens, em eventos de seus intresses, e garantio suas presenças no proximo desfile.

DESFILE CARNAVALESCO 2009)


tribo indigena TUPY NANBÁ, de itabaianapb, abrilhantano o desfile carnavaleco sapeense,na opinião dos organizadores da tribo, o local eo desfile foi otimo para o evento, todos satisfeito pelo convite para participarem do desfile, disseram esta esperando um novo convite para os proximos defiles.

DESFILE CARNAVALESCO 2009)


escola de samba, ( UNIDOS DO SÃO FRANCISCO), primeiro ano de existencia desfilando entre veteranas a unidos do são Francisco fez um bom desfile ficando em terceiro lugar, tornando se uma promessa para os futuros carnavais, seu presidente ( nego) teve muito trabalho para botar a escola na avenida mais seu esforço foi valido pela experiencia nova que passou e já adiantou proximo ano queremos ser levado a serio.

DESFILE CARNAVALESCO 2009)


escola (GAVIÕES DO SANBA), segundo lugar do grupo de acesso, os gaviões fizeram um desfile na base do sacrificio, sem recursos e equepes valeu mesmo foi o esforço do eu preidente em exercicio o senhor ailtom, que com apoio de outros presidentes, conseguio supera as dificuldades e ficar em segundo lugar na competição.

DESFILE CARNAVALESCO 2009)

escola de samba ( RESSACA), campeã do grupo de acesso, com alas formadas por crianças, a ressaca fez um grande desfile coneguind atrair a atenção ds foliões presentes no desfiles, segundo seu presidente o senhor ORLANDO, a ressaca fez em 2009 um dos seus melhores defile carnavalesco de ua existencia, relatou o preidente.

DESFILE CARNAVALESCO 2009)



escola de samba( OS FOLIÕES DO SAMBA), bastante prejudicada pela as chuvas que cairam durante o desfile, a escola ficou em ultimo lugar no grupo especial, só não foi rebaixada porque este ano a ALICAS, não implantou o sobe e desce entre as escolas, segundo o presidente ( titonho), o que foi valido é que o desfile está voltando a ser um grande evento como anos atrais.

DESFILE CARNAVALESCO 2009)

o presidente da ALICAS, o senhor MARLINDO FRANCELINO,eo prefeito de joão pessoa o senhor RICARDO CUTINHO, no desfile carnavalesco de JOÃO PESOA, troca de experiencia, abrindo portas para um novo carnaval sapeense, na ocasião presidente da ALICAS, colheu informações a respeito do carnaval pessoense, o prefeito RICARDO demostrou muita simpatia por sapé, prometendo até mesmo umavisita em outra ocasião.

DESFILE CARNAVALESCO 2009)


escola de samba (ÁGUIA DOURADA), cuba de cima, sapé pb, terceiro lugar no grupo especial do desfile carnavalesco sapeense, devido as chuvas que cairam durante o desfile varias agremiações foram prejudicadas, entre elas a águia dourada que teve um de seus carros alegoricos prejudicado e não passou na avenida, prejudicando assim a escola, segundo seu presidente o senhor JERONIMO, mesmo com todos esses imprevitos, foi valido o evento, pós segundo ele a anos que não acontecia um desfile com a organização que este teve além do esforço de todos presidentes de agremiação, a firmou.


escola de samba ( UNIDOS DAS 4 BOCAS), vice campeã do desfile carnavalesco sapeense 2009, estando por alguns anos sem recursos e condições, a escola só se manteve no grupo especial,pelo simples motivos de nos ultimos anos o desfile não era competição, apenas participação, como se rescida das cinzas, as 4 bocas se ergueu de ultima hora e conseguiu o segundo lugar, surpresa geral até mesmo para as principais escolas do grupo especial que não contava com está surpresa, segundo o presidente (NAL), o fato se deo graças a contratação do carnavalesco pessoense (FLOR)

(DESFILE CARNAVALESCO 2009)



PRINCESA ISABEL, campeã do grupo especial do carnaval 2009, sapé pb, como uma das principais escolas de samba filiada a ALICAS( asso. liga carnavalesca sapeense) a princesa mostrou um exelente trabalho na avenida, com o tema sobre AUGUSTO DOS ANJOS, a escola mostrou na avenida carros alegoricos que chamarão atenção dos foliões sapeense e de cidades vizinhas, parabéns ao presidente da escola o senhor GERALDO CIDÃO, pelo empenho

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

liesa, rio de janeiro

Rio - Essa é para quem gostra de se divertir sem gastar nada. A Liesa divulgou nesta segunda-feira o calendário dos ensaios técnicos para o Carnaval. As apresentações começam no dia 5 de dezembro com a Beija-Flor e vão até o dia 15 de fevereiro, quando a campeã de 2008 fará o teste de luz e som da Avenida. No calendário impresso na Revista Ensaio Geral, a publicação oficial da Liga, estão previstas datas para as agremiações da Lesga. Programe-se.
Dezembro05 (Sexta-Feira) - Beija-Flor - às 21h07 (Domingo) - Império Serrano (20h) e Mangueira (22h)12 (Sexta-Feira) - Vila Isabel (21h)14 (Domingo) - Unidos da Tijuca (20h) e Mocidade (22h)19 (Sexta) - Salgueiro (21h)20 (Sábado) - Renascer de Jacarepaguá (18h30), Portela (20h) e Imperatriz (22h)21 (Domingo - São Clemente (18h30) e Grande Rio (20h)
Janeiro09 (Sexta-Feira) - Mangueira (21h)10 (Sábado) - Paraíso do Tuiuti (19h) e Império Serrano (21h)11 (Domingo) - Caprichosos (18h30), Grande Rio (19h) e Beija-Flor (21h)16 (Sexta) - Tijuca (21h) e Império Serrano (23h)17 (Sábado) - Porto da Pedra (20h) e Portela (22h)18 (Domingo) - Império da Tijuca (18h30), Vila Isabel (20h) e Salgueiro (22h)23 (Sexta) - Mocidade (21h) e Imperatriz (23h)24 (Sábado) - Porto da Pedra (20h)25 (Domingo) - Rocinha (18h30), Mangueira (20h) e Viradouro (22h)30 (Sexta) - Império Serrano (21h)31 (Sábado)- Estácio (19h) e Portela (21h)
Fevereiro01 (Domingo) - Santa Cruz (18h30), Grande Rio (20h) e Vila Isabel (22h)06 (Sexta) - Mocidade (21h)07 (Sábado) - Inocentes de Belford Roxo (18h30) e Porto da Pedra (20h)08 (Domingo) - União da Ilha (18h30), Tijuca (20h) e Salgueiro (22h)14 (Sábado) - Imperatriz (21h)15 (Domingo) - Teste de som e luz da Sapucaí com a Beija-Flor (21h)

sábado, 17 de janeiro de 2009

atuarão nos desfiles do Especial15/01/2009
Mais de 15 mil pessoas lotaram na noite de sábado, 11 de outubro, as quadras do Salgueiro, no Andaraí, e da Viradouro, no Barreto, em Niterói, para inaugurar – com muito vermelho e branco – a festa da escolha dos sambas-enredos para o Carnaval 2009. O clima de muita alegria e tranqüilidade deu um toque especial à noite – a primeira de céu estrelado, após vários dias de chuva e frio na Região Metropolitana.
A Liga Independente das Escolas de Samba apresentou, na noite de quarta-feira, 14 de janeiro, os julgadores de quatro quesitos (Enredo, Conjunto, Alegorias e Adereços e Comissão de Frente) para o Carnaval 2009.
Eles participaram de um encontro com os presidentes e representantes das Escolas de Samba do Grupo Especial visando esclarecer dúvidas quanto aos critérios de julgamento para os desfiles de 2009.
Nas duas próximas quartas-feiras serão apresentados os demais julgadores, sendo que no dia 21 de janeiro estarão presentes os responsáveis pela avaliação de Samba-Enredo, Harmonia e Evolução; e no dia 28 de janeiro comparecerão os julgadores de Bateria, Fantasias e Mestre-Sala e Porta-Bandeira.
Julgadores de 2009
ENREDO
Elizeu CôrreaFlávio Freire XavierLuiz Antônio AraújoMariza Maline
CONJUNTO
Daisy GuimarãesGustavo QuintansSulamita TrzcinaWilson Martinez
ALEGORIAS E ADEREÇOS
Henrique Pontual (não atuou em 2008)Carlos Alberto de Araújo MarquesVitor WanderleyWalber Ângelo de Freitas
COMISSÃO DE FRENTE
Cacá Mourthé (não atuou em 2008)Paulo César MoratoRafael DavidRafaela Riveiro Ribeiro
SAMBA-ENREDO
Alexandre Augusto Ribeiro WanderleyEri GalvãoMarcelo RodriguesAlice Serrano
HARMONIA
Célia SoutoLéo Ortiz (não atuou em 2008)Leandro Luís Vieira OliveiraNilton Rodrigues
EVOLUÇÃO
Carlos PousaLuiz Eduardo ResendePaulo MelgaçoSalete Lisboa
BATERIA
Cláudio Luiz MatheusLeandro OsirisLuiz Carlos ReisJorge Gomes
FANTASIAS
Paulo Paradela (não atuou em 2008)Drika LucenaRegina OlivaMarcelo Marques (não atuou em 2008)
MESTRE-SALA & PORTA-BANDEIRA
Aurea HämmerliBeatriz BadejoIlclemar NunesTito Canha

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Principal
Governo Municipal
Prefeito
Vice-Prefeito
Gestores
Expediente
Utilidade Pública
Busca
Sistema de Consulta de Infrações
Downloads
Editais e Licitações
Legislação
Semanário Oficial
Ouvidoria Municipal
ISS online
Portal do Contribuinte
Simples Nacional
Telefones úteis
Webmail
Contato

Segunda, 05 de Janeiro de 2009
";
phpads_deliverActiveX(phpads_activex);
//-->
Principal > Notícias
";
phpads_deliverActiveX(phpads_activex);
//-->
Notícias
Mangabeira recebe escolas, tribos e clubedo Carnaval Tradição, nesta quinta-feira
08h44 07/02/2007
Desde o dia 1º deste mês, passistas, batuqueiros, sambistas e foliões mostram pelos bairros de João Pessoa a energia e alegria de uma das maiores festas populares do País. A folia começou cedo na Capital paraibana e nesta quinta-feira (8), o bairro de Mangabeira será o anfitrião do samba e das manifestações artísticas de agremiações pessoenses, dentro do programa de prévias do Carnaval Tradição. O desfile vai acontecer às 20h, com concentração na Praça do Coqueiral.
Esta é a segunda versão das prévias do Tradição, promovida pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) através de sua Fundação Cultural (Funjope), que tem por objetivo levar a cultura popular a dez bairros da cidade. A iniciativa tem o intuito de valorizar as manifestações artísticas locais, bem como estimular a criação de novos blocos carnavalescos.
Na Praça do Coqueiral, a população poderá constatar a tradição de tribos indígenas e escolas de samba como a Malandros do Morro, a Império do Samba e a Catedráticos do Ritmo, além do Clube de Orquestra Ciganos do Esplanada, e as tribos indígenas Africanos e Pele Vermelha. Conheça um pouco da história das agremiações que vão desfilar em Mangabeira.
Tribo Indígena Africanos (Cristo) – Fundada em 1918 (marco do próprio Carnaval de João Pessoa), já obteve 47 títulos consecutivos nos desfiles desde aquela época. No ano de 1996, a agremiação tinha sede no Bairro da Torre. Em 1997, mudou-se para a Comunidade Jardim Samaritano, no Cristo Redentor. Os Africanos da Torre já se exibiram até fora do Estado da Paraíba e têm as cores preto, vermelho e branco, no seu pavilhão e fantasias.
Tribo Indígena Pele Vermelha (Rangel) – Um cidadão conhecido apenas por 'Antônio' teve a idéia de fundar um clube e convidou amigos para participarem. A primeira reunião foi em 10/02/1971 e surgiu então o 'Clube Indígena Peles Vermelhas'. O primeiro desfile foi em 1972 e a agremiação passou da segunda para a primeira categoria. Logo foi improvisado o verso e grito de guerra: 'Correndo venho cansado/De cima daquelas aldeias/Eu sou um grande guerreiro/Da tribo peles vermelhas'.
Escola de Samba Malandros do Morro (Torre) – Foi fundada em 30 de agosto de 1956, no Bairro da Torre. A atual Associação Recreativa Escola de Samba Malandros do Morro nasceu 'Escola de Samba Batutas do Samba', tendo como padrão as cores azul e branca. Logo nos primeiros meses de 1957, por causa da falta de pontualidade dos seus integrantes nos ensaios e reuniões, foi rebatizada de Malandros do Morro. Permaneceu com as cores azul e branco por mais dois anos, quando foram trocadas pelo verde e o branco-brilhoso, mantidas até hoje.
Escola de Samba Catedráticos do Ritmo (Róger) – As cores da escola são o amarelo, o preto e o branco. Em 1967, a agremiação era apenas uma charanga (banda de música, composta principalmente de instrumentos de sopro), que todos os anos desfilava nas ruas do Bairro do Róger nos dias de Carnaval. Somente em 1970 foi que a família Brito fundou a Escola de Samba Catedráticos do Ritmo, que nasceu nos primeiros dias de janeiro, na Ladeira Pedro Ulisses. A escola detém 24 títulos do carnaval pessoense.
Escola Império do Samba (Róger) – A Associação Cultural Império do Samba foi fundada em 07/11/2004. Tem por objetivos engrossar fileiras no Carnaval Tradição, ampliar suas atividades na área cultural e desenvolver a cidadania entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Isso sem deixar de nivelar suas atividades com questões de gênero, raça e etnia.
Clube de Orquestra Ciganos do Esplanada (Esplanada) – Fundado em 05/12/1999, por Marcos Antonio dos Santos (Boanerges), o clube conta com participantes da primeira e terceira idades e atua com um número de integrantes limitado. Suas cores são o verde, o vermelho, o preto, o branco e o amarelo. Com pouco tempo de participação no Carnaval Tradição de João Pessoa, o Ciganos já conquistou alguns títulos: em 2000, obteve o quarto lugar; em 2001 foi vice-campeão da sua categoria; em 2002 sagrou-se campeão; em 2003 ficou em terceiro lugar e em 2004 veio o bicampeonato.
Programação
Dia 10 – 20h – Mandacaru (nas Cinco Bocas) - Escola de Samba Independentes de Mandacaru, Escola de Samba Mirassol, Clube de Orquestra São Rafael, Tribo Indígena Tupinambá, Tribo Indígena Guarany e Tribo Indígena Guanabara.
Dia 11 – 20h – Torre (Avenida Santa Júlia) - Tribo Indígena Xavantes, Tribo Indígena Guanabara, Tribo Indígena Ubirajara, Clube de Orquestra Bandeirantes, Clube de Orquestra São Rafael, Escola de Samba Malandros do Morro.
Dia 12 – 20h – Bessa (Clube dos Médicos à Rua Afonso Campos, entrando na Rua Nilo Peçanha, até a Praça do Cajueiro) - Boi do Bessa, Tribo Indígena Tupinambá, Ciganos do Esplanada, Tribo Indígena Papo Amarelo e Escola do Samba Império do Samba.
Dia 13 – 20h – Bairro dos Novais (em frente ao CPC) - Clube de Orquestra Dona Emília, Clube de Orquestra Ciganos do Esplanada, Tribo Indígena Papo Amarelo, Tribo Indígena Africanos, Tribo Indígena Pele Vermelha e Escola de Samba Malandros do Morro.
As Muriçocas do Miramar
-->-->
O Carnaval em João Pessoa começou mais cedo. Desde o dia 1º de fevereiro que a população já pode cair no frevo e no samba com as prévias carnavalescas que ganham os bairros da cidade. Já o "Folia de Rua" tem início no dia 9 do próximo mês, quando vão desfilar 31 blocos em vários locais da Capital. O segundo maior bloco de arrasto do Brasil, o ‘Muriçocas do Miramar’, desce pela Avenida Epitácio Pessoa no dia 14 de fevereiro.Nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro, em pleno reinado de Momo, a Capital paraibana será palco da cultura popular, com o desfile das 21 agremiações carnavalescas que compõe o "Carnaval Tradição". No ano passado, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) investiu mais de R$ 70 mil no apoio e realização da festa na cidade. Só as agremiações receberam repasses que totalizaram R$ 61.500; o restante foi aplicado na infra-estrutura dos eventos e na ajuda a 46 blocos nos bairros.“Ainda não sabemos quanto vamos investir este ano, mas acreditamos que o valor será superior ao do ano passado”, comentou o diretor de Cultura Popular da Funjope, Emilson Ribeiro, lembrando ainda que o ‘Carnaval Tradição’ acontece na Avenida Duarte da Silveira, no domingo, segunda e terça-feira de carnaval, a partir das 18h. Já as prévias carnavalescas nos bairros vão ocorrer em dez localidades da Capital, contando com a presença de Clubes de Orquestras, Escolas de Sambas e das Tribos Indígenas, sempre com início previsto para as 20h, de 1º a 13 de fevereiro.Muriçocas – O bloco "Muriçocas do Miramar" desfila no dia 14 de fevereiro, na "quarta-feira de fogo". Entre as atrações deste ano estão a banda do trio Armadinho, Dodô e Osmar, de Salvador (BA), além do pernambucano Geraldo Azevedo e os paraibanos Fuba (puxador oficial), Regina Brown, Diana Miranda, Escurinho e as orquestras ‘Metalúrgica Filipéia’, ‘Parahyba Pop’, ‘Philarmônica de Bananeiras’ e vários grupos de cultura popular.
A concentração começa a partir das 19h, na Praça Tito Silva e, segundo os organizadores, deve reunir cerca de 400 mil pessoas entre pessoenses e turistas, que seguirão acompanhando dez trios elétricos num percurso de quatro quilômetros até o Busto de Tamandaré. O projeto cultural ‘Muriçocas do Miramar’ tem o patrocínio da Eletrobrás e Chesf, através da ‘Lei de Incentivo à Cultura’ (Lei Roaunet do Governo Federal), com o apoio Prefeitura de João Pessoa (PMJP).Prévias nos bairrosDia 1°/2 – Costa e SilvaDia 2/2 – Jaguaribe (próximo à Praça Aquiles Leal)Dia 3/2 – Bancários (próximo à Praça da Paz)Dia 4/2 – Róger (cruzamento das avenidas João Ramalho e 19 de Março)Dia 7/2 – Cristo (Rua Elias Cantalice de Albuquerque)Dia 8/2 – Mangabeira (próximo à Praça Coqueiral)Dia 10/2 – Mandacaru (Cinco Bocas)Dia 11/2 – Torre (Avenida Santa Júlia)Dia 12/2 – Bessa (arrastão desde a Associação de Moradores até a Praça do Cajueiro)Dia 13/2 – Bairro dos Novais (em frente ao Centro Popular de Cultura).Carnaval TradiçãoDomingo, dia 18/218h – Tribo Indígena Pele Vermelha (Cristo)18h40 – Clube de Orquestra Bandeirantes da Torre (Torre)19h10 – Tribo Indígena Tupinambá (Mandacaru)19h50 – Clube de Orquestra Piratas de Jaguaribe (Jaguaribe)20h20 – Tribo Indígena Ubirajara (Rangel)21h – Tribo Indígena Tupi-Guarani (Mandacaru)21h40 – Clube de Orquestras 25 Bichos (Jaguaribe)21h10 – Tribo Indígena Africanos (Cristo)21h50 – Escola de Samba Malandros do Morro (Torre)23h30 – Escola de Samba Império do Samba (Róger)00h10 – Escola de Samba Catedráticos do Ritmo (Róger)00h50 – Encerramento.Segunda-feira, dia 19/2 - Desfile de ala ursas e papangus.Terça-feira, dia 20/218h – Tribo Indígena Papo Amarelo (Cruz das Armas)18h40 – Tribo Indígena Tabajara (Alto do Mateus)19h20 – Clube de Orquestra Sai da Frente Dona Emília (Rangel)19h50 – Tribo Indígena Flecha Negra (Santa Rita)20h30 – Tribo Indígena Xavante (Mutirão)21h10 – Tribo Indígena Ciganos do Esplanada (Esplanada)21h40 – Tribo Indígena Guanabara (Mandacaru)22h20 – Clube de Orquestra São Rafael (São Rafael)22h50 – Escola de Samba Mirassol (13 de Maio)23h30 – Escola de Samba Resplendor (São José)
(© O Norte Online)
NA REDE:
Site do Muriçocas do Miramar

URSO FULIÃO DO SAMBA. SAPÉ PB


urso fulião sapé pb, sempre presente no tradicional desfile carnavalesco sapeense, realizado pela ALICAS (associação liga carnavalesca sapeense)

PRESIDENTE DA AGRES, OS FOLIÕES DO SAMBA. SAPÉ PB.


envolvido na tradição carnavalesca desde seus sete anos de idade, o carnavalesco JOSÉ ANTÓNIO popular titonho, sempre envolvido com agremiações, desfilando em várias delas, com o passar dos anos seu intéresse só aumentou a ponto de criar sua propria agremiação carnavalesca em 92, o urso fulião, apartir dali titonho iniciou sua trajetória como responsavel e organizador de agremiações, em 99 titonho fundou a sua primeira e unica escola de samba existente até hoje denominada de ( os foliões do samba), até ´hoje presente no carnaval sapeense,

URSO FULIÃO, SAPÉ PB.




no intuito de manter viva a tradição carnavalesca sapeense, um grupo de foliões juntaram - se e criaram o urso fulião, tendo com principais fuliões ( titonho e cezar e regio), o urso fulião tém como tradição sair na primeira sexta feira de carnaval, o evento já é esperado por populares já acostumados com a tradição do urso fulião, o urso foi fundado em 10/08/1992, tendo sua sede á rua JOÃO DOS SANTOS s/n centro, sapé pb.


o urso folião também disputa o desfile carnavalesco promovido pela ALICAS, sendo sempre um dos principais favoritos do desfile.

GRES, OS FOLIÕES DO SAMBA




fundada em 30/09/1999, tendo como fundador o senhor JOSÉ ANTÓNIO,( titonho), com sede na rua; JOÃO DOS SANTOS, no centro desta cidade de sapé, iniciando no grupo de acesso passando apartir do 2º ano, já para o grupo especial, se mantendo até hoje no grupo espécial, á escola de samba, os foliões do samba é afiliada a ALICAS, desde adata de fundação da mesma, desde 2000, quando foi fundada a ALICAS, no desfile carnavalesco de 2008, os foliões do samba ficou em segundo lugar, ficando em primeiro lugar a princesa isabel, os foliões do samba é uma das agremiações que vém lutando pelo fortalecimento da ALICAS,no carnaval sapeense, seu presidente tém dado todo apoioá ALICAS.

g