Principal
Governo Municipal
Prefeito
Vice-Prefeito
Gestores
Expediente
Utilidade Pública
Busca
Sistema de Consulta de Infrações
Downloads
Editais e Licitações
Legislação
Semanário Oficial
Ouvidoria Municipal
ISS online
Portal do Contribuinte
Simples Nacional
Telefones úteis
Webmail
Contato
Segunda, 05 de Janeiro de 2009
";
phpads_deliverActiveX(phpads_activex);
//-->
Principal > Notícias
";
phpads_deliverActiveX(phpads_activex);
//-->
Notícias
Mangabeira recebe escolas, tribos e clubedo Carnaval Tradição, nesta quinta-feira
08h44 07/02/2007
Desde o dia 1º deste mês, passistas, batuqueiros, sambistas e foliões mostram pelos bairros de João Pessoa a energia e alegria de uma das maiores festas populares do País. A folia começou cedo na Capital paraibana e nesta quinta-feira (8), o bairro de Mangabeira será o anfitrião do samba e das manifestações artísticas de agremiações pessoenses, dentro do programa de prévias do Carnaval Tradição. O desfile vai acontecer às 20h, com concentração na Praça do Coqueiral.
Esta é a segunda versão das prévias do Tradição, promovida pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) através de sua Fundação Cultural (Funjope), que tem por objetivo levar a cultura popular a dez bairros da cidade. A iniciativa tem o intuito de valorizar as manifestações artísticas locais, bem como estimular a criação de novos blocos carnavalescos.
Na Praça do Coqueiral, a população poderá constatar a tradição de tribos indígenas e escolas de samba como a Malandros do Morro, a Império do Samba e a Catedráticos do Ritmo, além do Clube de Orquestra Ciganos do Esplanada, e as tribos indígenas Africanos e Pele Vermelha. Conheça um pouco da história das agremiações que vão desfilar em Mangabeira.
Tribo Indígena Africanos (Cristo) – Fundada em 1918 (marco do próprio Carnaval de João Pessoa), já obteve 47 títulos consecutivos nos desfiles desde aquela época. No ano de 1996, a agremiação tinha sede no Bairro da Torre. Em 1997, mudou-se para a Comunidade Jardim Samaritano, no Cristo Redentor. Os Africanos da Torre já se exibiram até fora do Estado da Paraíba e têm as cores preto, vermelho e branco, no seu pavilhão e fantasias.
Tribo Indígena Pele Vermelha (Rangel) – Um cidadão conhecido apenas por 'Antônio' teve a idéia de fundar um clube e convidou amigos para participarem. A primeira reunião foi em 10/02/1971 e surgiu então o 'Clube Indígena Peles Vermelhas'. O primeiro desfile foi em 1972 e a agremiação passou da segunda para a primeira categoria. Logo foi improvisado o verso e grito de guerra: 'Correndo venho cansado/De cima daquelas aldeias/Eu sou um grande guerreiro/Da tribo peles vermelhas'.
Escola de Samba Malandros do Morro (Torre) – Foi fundada em 30 de agosto de 1956, no Bairro da Torre. A atual Associação Recreativa Escola de Samba Malandros do Morro nasceu 'Escola de Samba Batutas do Samba', tendo como padrão as cores azul e branca. Logo nos primeiros meses de 1957, por causa da falta de pontualidade dos seus integrantes nos ensaios e reuniões, foi rebatizada de Malandros do Morro. Permaneceu com as cores azul e branco por mais dois anos, quando foram trocadas pelo verde e o branco-brilhoso, mantidas até hoje.
Escola de Samba Catedráticos do Ritmo (Róger) – As cores da escola são o amarelo, o preto e o branco. Em 1967, a agremiação era apenas uma charanga (banda de música, composta principalmente de instrumentos de sopro), que todos os anos desfilava nas ruas do Bairro do Róger nos dias de Carnaval. Somente em 1970 foi que a família Brito fundou a Escola de Samba Catedráticos do Ritmo, que nasceu nos primeiros dias de janeiro, na Ladeira Pedro Ulisses. A escola detém 24 títulos do carnaval pessoense.
Escola Império do Samba (Róger) – A Associação Cultural Império do Samba foi fundada em 07/11/2004. Tem por objetivos engrossar fileiras no Carnaval Tradição, ampliar suas atividades na área cultural e desenvolver a cidadania entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Isso sem deixar de nivelar suas atividades com questões de gênero, raça e etnia.
Clube de Orquestra Ciganos do Esplanada (Esplanada) – Fundado em 05/12/1999, por Marcos Antonio dos Santos (Boanerges), o clube conta com participantes da primeira e terceira idades e atua com um número de integrantes limitado. Suas cores são o verde, o vermelho, o preto, o branco e o amarelo. Com pouco tempo de participação no Carnaval Tradição de João Pessoa, o Ciganos já conquistou alguns títulos: em 2000, obteve o quarto lugar; em 2001 foi vice-campeão da sua categoria; em 2002 sagrou-se campeão; em 2003 ficou em terceiro lugar e em 2004 veio o bicampeonato.
Programação
Dia 10 – 20h – Mandacaru (nas Cinco Bocas) - Escola de Samba Independentes de Mandacaru, Escola de Samba Mirassol, Clube de Orquestra São Rafael, Tribo Indígena Tupinambá, Tribo Indígena Guarany e Tribo Indígena Guanabara.
Dia 11 – 20h – Torre (Avenida Santa Júlia) - Tribo Indígena Xavantes, Tribo Indígena Guanabara, Tribo Indígena Ubirajara, Clube de Orquestra Bandeirantes, Clube de Orquestra São Rafael, Escola de Samba Malandros do Morro.
Dia 12 – 20h – Bessa (Clube dos Médicos à Rua Afonso Campos, entrando na Rua Nilo Peçanha, até a Praça do Cajueiro) - Boi do Bessa, Tribo Indígena Tupinambá, Ciganos do Esplanada, Tribo Indígena Papo Amarelo e Escola do Samba Império do Samba.
Dia 13 – 20h – Bairro dos Novais (em frente ao CPC) - Clube de Orquestra Dona Emília, Clube de Orquestra Ciganos do Esplanada, Tribo Indígena Papo Amarelo, Tribo Indígena Africanos, Tribo Indígena Pele Vermelha e Escola de Samba Malandros do Morro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário