sexta-feira, 27 de março de 2009

HISTORIA DE SAPÉ

História do Município de Sapé

O município de Sapé está situado numa planície. Nos tempos pré-coloniais o local era habitado por índios potiguares. No início do século XVII, ali chegaram os primeiros civilizados com a intensão de devastar as exuberantes matas existentes e que cobriam toda a região.

A partir de então surgiram os primeiros engenhos entre eles destacaram-se o Engenho Lagoa Cercada e o Engenho Buraco, depois Engenho Conceição, onde hoje está situada a sede do município. O topônimo Sapé provém do Tupi “Sape”, que quer dizer “o que ALUMIA”, “o que dá CLARIDADE”. Com esse termo, os índios Potiguares designavam um tipo de capim muito abundante na região, que sob o sol, refletia intensa luz verde e clareava aqueles campos primitivos.

Hoje em Sapé pouco ainda resta desta vegetação. O avanço dos trilhos das Estradas de Ferro Great-Westem rumo ao Rio Grande do Norte, resultou, em 1882 na inauguração da Estação Ferroviária na localidade (Onde hoje não existe mais a Estação Ferroviária).
Após esse empreendimento, surgiram outras construções provocando a formação do povoado com habitantes que procediam de localidades vizinhas, como Pedras de Fogo, Guarabira, Mamanguape e Pilar, além dos imigrantes de Pernambuco.


Em 7 de 4 março de 1896, com lei nº. 40, foi criado o município de Espírito Santo, com seu desmembramento da cidade de Mamanguape. Os povoados de Cruz do Espírito Santo e Vila de Pedras de Fogo foram transferidos para o novo município. Na divisão administrativa de 1911, Espírito Santo (sede), Sapé, Sobrado e São Miguel de Taipu.


Em 1º de Dezembro de 1925, por determinação da lei nº. 627 do então Presidente do Estado da Paraíba, Doutor João Suassuna, foi criado o município de Sapé, elevado à categoria de Vila. Atualmente compreende o município de Sapé, apenas o distrito de Renascença, visto que, Sobrado e Riachão do Poço emanciparam-se em 1996.


Citam-se como principais fundadores de Sapé, o Português Manoel Antônio Fernandes, que exerceu por muito tempo os cargos de Delegado e Juiz da Paz, e Simplício Coelho que ergueu a primeira capela. Outra personalidade que também se destaca na fundação do município é Urbano Guedes Galdino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário